Vasinhos: Principais tratamentos

Por: LegCare | 03 de Outubro de 2022

Muitos homens e mulheres se incomodam com os vasinhos sanguíneos vermelhos ou roxos que aparecem na parte mais superficial da perna. Saiba o que eles são, como eles se formam e quais as melhores formas para removê-los.

As principais causas para a aparição dessas dilatações, são a hereditariedade e o envelhecimento, assim como no caso das varizes. Os vasinhos na perna surgem por conta da pressão da própria circulação, que acaba provocando dilatação dos vasos devido à retenção sanguínea. O resultado são aquelas marcas, como se fossem linhas feitas por caneta, tanto em tom avermelhado, quanto azul e roxo.

As mulheres têm chances maiores de terem os vasinhos e ou as varizes. Isso porque elas podem aparecer por conta de questões hormonais ou de remédios que contenham hormônios, como os remédios anticoncepcionais, reposição hormonal, gestação ou obesidade.

Os vasinhos não causam sintomas como inchaço, sensação de peso, cansaço nas pernas e dor. Portanto, a remoção desses vasinhos é uma condição estética, afinal, não crescem a ponto de se tornarem varizes e fazem parte do primeiro estágio das doenças venosas.

Leia também: Vasinhos e varizes - Saiba a diferença

Conheça os principais tratamentos para a remoção dos vasinhos

Existem diversos tipos de tratamento para o combate dos vasinhos, dentre eles, muitos angiologistas optam pelo tratamento conjunto de escleroterapia, aplicação de substâncias como espuma ou glicose e laser transdérmico diretamente nos vasos do paciente. Tanto a aplicação de substâncias ou o tratamento por meio de laser funcionam e causam uma lesão no interior do vaso.

No caso da aplicação ocorre uma lesão química, enquanto no laser ocorre uma lesão térmica. A lesão do interior do vaso leva ao fechamento do vaso e posterior absorção pelo organismo. 

Quais as vantagens dos dois tratamentos combinados?

A primeira vantagem de combinar os tratamentos de escleroterapia e laser é conseguir tratar vasos maiores e de maneira mais rápida do que se utilizássemos cada método separadamente. Esse aumento da potência e eficiência consegue evitar uma cirurgia em alguns casos. O tratamento também não necessita de limitações relacionadas às atividades físicas, nem de repouso.

Portanto, com os dois tratamentos combinados, o número de sessões será reduzido e seu efeito será visto mais rápido.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de escleroterapia

Onde encontrar um médico vascular especialista em São Paulo?

A LegCare é especializada no tratamento e na remoção de vasinhos de forma não invasiva, com procedimentos pouco doloridos e que não necessitam de internação.

Com duas clínicas, uma em São Paulo e outra em São Caetano do Sul, a LegCare conta com um espaço agradável, equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais qualificados. Procura um tratamento de qualidade? Conheça a LegCare. Clique neste link e marque a sua consulta!

Dra. Raissa Araujo Cunha

Angiologista e Cirurgiã Vascular, com Título de especialista em Cirurgia Vascular, especializada no tratamento venoso das doenças vasculares e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Sócia fundadora da Clínica Legcare. Dra. Raissa A. Cunha CRM-SP 104.573 RQE 108.173