Formas de tratamento para a veia safena

Por: LegCare | 29 de Julho de 2022

Veia safena: entenda quais são  os melhores tratamentos

A veia safena é a veia mais famosa dos membros inferiores. Ela é uma das responsáveis por levar o sangue dos pés, pernas e coxas de volta ao coração. 

Em cada perna nós temos uma safena magna e uma safena parva. A safena magna se forma ao nível do tornozelo e percorre toda a face interna da perna e da coxa enquanto a safena parva se forma no tornozelo e segue na face posterior da perna.

A safena ficou famosa por causa de sua utilização na cirurgia de ponte de safena no coração. Essa veia pode ser retirada sem fazer falta para a perna e ser usada como um “remendo” em uma coronária.

As safenas fazem parte do sistema venoso superficial. Esse sistema como um todo é responsável por 15% do volume de retorno venoso dos membros. A maior parte do sangue retorna pelo sistema venoso profundo, responsável por 85% do fluxo. Por isso que safenas e varizes podem ser eliminadas das pernas sem fazer falta. As grandes vias de retorno do sangue venoso são as veias profundas próximo aos ossos.

Responsável pelas varizes

Uma veia safena com refluxo é uma das principais causas de varizes. A veia safena com refluxo não cumpre sua função de levar o sangue do pé para cima adequadamente e se não for tratada pode levar a complicações como flebites (inflamação nas veias), formação de veias calibrosas, úlceras venosas ou ainda trombose.

Principais tratamentos

O tratamento mais conhecido de uma safena doente é a safenectomia, ou seja, a retirada cirúrgica da veia através de incisões (cortes) e fleboextração (arrancamento). O procedimento é realizado por um cirurgião vascular em ambiente hospitalar, normalmente sob anestesia raquidiana ou geral.

Métodos menos invasivos

  • Laser – um cateter é introduzido na veia e, ao invés da retirada da safena, como na cirurgia tradicional, ela é cauterizada com o laser, o que a deixa sem fluxo sanguíneo e leva progressivamente ao seu desaparecimento.
  • Radiofrequência – procedimento semelhante ao laser, onde um cateter também é utilizado para cauterizar a veia safena. A diferença está no tipo de fenômeno físico utilizado no tratamento.
  • Espuma – uma substância esclerosante em forma de espuma é injetada na safena, provocando uma reação no interior da veia e fazendo com que ela desapareça.
  • Método mecano-químico – técnica recém-chegada no Brasil com o dispositivo (Flebogrif). Consiste no tratamento da safena através da utilização de um processo de lesão química mais lesão física. Um cateter é introduzido no interior da veia sendo possível injetar espuma ao mesmo tempo que a parede da veia é danificada por um dispositivo metálico.

Nós da Legcare temos os melhores tratamentos para problemas na safena.

Clique aqui agora mesmo e agende sua consulta!

Dr. Marcelo Tavares Cunha

Médico Angiologista e Cirurgião Vascular. CRM-SP 106.981 Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV. RQE 95.110 Título de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler pelo CBR e SBACV. RQE 95.110Membro da Sociedade Brasileira. Sócio fundador da Clínica Legcare que se dedica, há mais de 15 anos, no tratamento das doenças venosas.