Como o endolaser é usado para tratar a safena?  

Por: LegCare | 29 de Julho de 2022

O tratamento endolaser é um dos mais modernos para tratar a veia de safena

De forma rápida e com desconforto mínimo, o paciente tem alta no mesmo dia com apenas algumas recomendações médicas para seguir.

Quando o endolaser é indicado para tratar a veia safena?

O tratamento da veia safena por meio do endolaser  é indicado quando existe um refluxo importante na veia de safena (sangue indo na direção errada), sendo uma opção para substituir a cirurgia convencional

Como funciona a técnica do endolaser?

No caso do tratamento da safena com o endolaser, é realizada uma punção na perna guiada por um ultrassom. Punção nada mais é do que um furo com agulha que é o local onde colocamos um introdutor, uma espécie de canudo que vai nos dar acesso ao interior da veia.

Com isso, é introduzida uma fibra óptica dentro da veia safena (não é necessário realizar nenhum tipo de incisão no paciente) com auxílio do ultrassom.

Essa fibra, por sua vez, é responsável por queimar a veia  safena sem a necessidade de retirá-la, transformando a mesma em um cordão fibroso (cicatriz).

Quais são as vantagens do tratamento endolaser nesses casos?

O método endolaser tem sido um dos mais utilizados no tratamento da veia safena no mundo.

Isso acontece por conta  do tratamento ser menos invasivo do que a cirurgia tradicional, podendo muitas vezes ser realizado até mesmo no consultório, com anestesia local  e sem a necessidade de internação.

A técnica do endolaser produz muito menos hematomas, menor agressão tecidual e consequentemente menor reação inflamatória, proporcionando uma recuperação mais rápida.

Existe alguma contraindicação para o tratamento?

As contraindicações são as mesmas de uma cirurgia tradicional:

  • Trombose venosa recente;
  • Gravidez;
  • Imobilidade do paciente.

O tratamento pode ter alguma complicação?

São raras as vezes que o tratamento apresenta algum tipo de complicação.

Quando acontece, os mais comuns são hematomas maiores, leve dor no local da punção e flebite de varizes conectadas à safena. Outras complicações menos frequentes são o formigamento e redução de sensibilidade na pele. Raramente pode ocorrer uma  trombose venosa profunda.

O tratamento endolaser  tem se mostrado cada vez mais eficaz e seguro, sendo realizado muitas vezes no próprio consultório sob anestesia local e sem necessidade de repouso.

Nós da Legcare temos os melhores tratamentos para problemas na safena.

Clique aqui agora mesmo e agende sua consulta!

Dra. Raissa Araujo Cunha

Angiologista e Cirurgiã Vascular, com Título de especialista em Cirurgia Vascular, especializada no tratamento venoso das doenças vasculares e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Sócia fundadora da Clínica Legcare. Dra. Raissa A. Cunha CRM-SP 104.573 RQE 108.173