Saiba mais sobre cirurgia de varizes em São Caetano do Sul

Por: LegCare | 02 de Junho de 2023

A cirurgia de varizes é um procedimento seguro para o paciente que quer tratar o problema. Existem vários tipos e, na LegCare de São Caetano do Sul, fazemos estes procedimentos que visam o conforto e um acompanhamento profissional e personalizado. Na LegCare, executamos algumas técnicas de cirurgia para o tratamento das varizes. A seguir, saiba qual realizamos. Lembrando que apenas um cirurgião vascular poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Microcirurgia com anestesia local

É conhecida como flebectomia ambulatória e é feita no consultório com anestesia local. De início, são marcadas as varizes que serão retiradas com o auxílio de um aparelho que visualiza as veias através da pele, o fleboscópio.

No processo, são realizados furos ou cortes pequenos na pele no trajeto das  varizes. As veias doentes são removidas  com o auxílio de ganchos e pinças. Os furinhos são ocluídos  com adesivo de micropore e o local é enfaixado. Nossa equipe não exige que o paciente faça  repouso.  Dessa maneira a rotina do paciente é pouco alterada, devendo ter atenção aos esportes na água e exposição solar com bronzeamento da pele. Saiba um pouco mais neste vídeo abaixo.

https://youtu.be/Q7HdOdHyThw

Cirurgia de Varizes com  laser ou radiofrequência

A cirurgia de varizes com laser ou radiofrequência é chamada de Termoablação. Neste procedimento a veia doente é destruída pela ação do calor gerado pelo laser ou pelo cateter de radiofrequência. 

Esta técnica pode ser utilizada nas veias safenas magna e parva, veias perfurantes, safenas acessórias e varizes de maior calibre. 

A cirurgia com laser é realizada em um procedimento único podendo ser realizado tanto em ambiente hospitalar quanto no consultório sob anestesia local. O processo é realizado através da luz de um laser que provoca calor dentro do vaso, o que elimina lentamente até que desapareça completamente. Ao final, o médico faz uma varredura das veias superficiais e profundas para confirmar o sucesso do tratamento. 

Já por radiofrequência, o paciente é submetido a um procedimento parecido com o laser. O médico insere um pequeno cateter no interior da veia e com o auxílio desse aparelho, aquece a ponta o suficiente para o vaso se fechar. Também é realizado em uma sessão única. Confira como são feitas estas duas técnicas neste vídeo.

https://youtu.be/n-bsXU0NEmU

Cirurgia de Safena Convencional

É realizada no caso de safenas doentes. O médico realiza um corte na virilha e outro na perna e remove a veia safena que não funciona corretamente. O sangue continua circulando por outras veias saudáveis 

A remoção de uma safena significativamente doente é fundamental para um tratamento adequado da doença venosa. Isso reduz as taxas de recidiva e permite uma boa resposta do tratamento estético dos vasinhos também.

Qual cirurgia é adequada ao meu caso?

Para a realização destas cirurgias, é necessário passar por uma avaliação de um especialista vascular. Este profissional irá orientar qual tratamento para o seu caso e o que se deve fazer antes e depois da cirurgia. Agende já a sua consulta e veja os convênios aceitos.

Quero agendar uma consulta na LegCare

Dra. Raissa Araujo Cunha

Angiologista e Cirurgiã Vascular, com Título de especialista em Cirurgia Vascular, especializada no tratamento venoso das doenças vasculares e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Sócia fundadora da Clínica Legcare. Dra. Raissa A. Cunha CRM-SP 104.573 RQE 108.173