O angiologista, também chamado de médico vascular, é responsável por diversos tratamentos clínicos importantes no sistema circulatório, ou seja, cuida dos vasos sanguíneos (veias e artérias) e linfáticos para evitar grandes complicações. Este profissional é habituado a tratar diversos problemas relacionados à circulação do sangue.
Por isso, em caso de algum sintoma, como:
Procure imediatamente um angiologista e faça acompanhamento periódico! Atualmente, milhões de pessoas morrem por conta de alguma doença cardiovascular no Brasil e no mundo. Portanto, é necessário fazer uma consulta com o angiologista para investigar as anormalidades na circulação do sangue e tratar precocemente a fim de não causar grandes danos. A seguir, entenda como ele pode tratá-los.
Este profissional pode tratar diversas doenças relacionadas à circulação sanguínea, ou seja, problemas que ocorrem nas vias venosas, arteriais e linfáticas. Confira algumas delas:
É a mais comum de acontecer, pois as veias se dilatam acima de 3mm. Elas se localizam abaixo do tecido subcutâneo com tons de azul ou roxo. Esta doença acontece por diversos fatores hereditários, número de gestações, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal ou por péssimos comportamentos de saúde, como má alimentação, sedentarismo, muito tempo sentado ou em pé, falta de hidratação, que prejudica o fluxo sanguíneo.
Acontece quando a artéria aumenta de tamanho e as suas paredes enfraquecem, tornando iminente a ruptura. Também pode acontecer por fatores genéticos ou rotina de vida deficiente. O tratamento precoce pode impedir graves consequências ao paciente.
É causada pelo acúmulo de gordura nas artérias, que criam placas ao longo destes vasos e/ou impedem a passagem do sangue. Costumam causar entre pessoas de 50 a 70 anos, que possuem o hábito de fumar, de consumir bebidas alcóolicas em excesso, que são sedentárias, que constam colesterol LDL alto em exames de sangue e já são diabetes.
Ocorre quando o linfa, que é um dos líquidos dos vasos linfáticos, fica sobrecarregado pois ele não drena e circula substâncias boas para o nosso corpo, causando o inchaço. Isto é causado por alterações congênitas, tumores, procedimentos cirúrgicos ou doenças inflamatórias e/ou infecciosas, como erisipela e elefantíase. Pode afetar braços, pernas, regiões genitais e abdômen.
Então, uma referência médica vascular, como o angiologista, ajuda a evitar essas e demais doenças. Saiba os motivos de atuar em conjunto com o cirurgião vascular no tratamento delas. Vale ressaltar que o paciente precisa ser avaliado periodicamente para alcançar melhores resultados.
Qual a diferença entre angiologista e cirurgião vascular?
O angiologista e o cirurgião vascular trabalham para tratar doenças no sistema circulatório. Enquanto o primeiro cuida de forma clínica, indicando remédios, exames e até mudanças de hábitos, o segundo trata de intervenções cirúrgicas e procedimentos minimamente invasivos, como a escleroterapia e o uso do laser. Logo, são duas especialidades diferentes, porém atuam com o mesmo objetivo.
No Brasil, a maioria das residências médicas são de Angiologia e Cirurgia Vascular de maneira conjunta. O profissional é capacitado nas duas áreas. É importante ressaltar, no entanto, que para ser especialista é necessário aprovação em uma teste específico feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Caso precise de uma avaliação de um cirurgião, o médico vascular irá diagnosticar qual é o problema, a medicação a ser tomada para iniciar o tratamento adequado. Os exames que podem ser solicitados ao paciente são:
Essa avaliação clínica indicará a necessidade da intervenção deste cirurgião, que irá recomendar algum tipo de preparo pré e pós-operatório, de acordo com o tipo de procedimento a ser realizado. Para grandes riscos ou complicações futuras, o acompanhamento frequente a cada consulta com o angiologista é primordial para prevenção e tratamento precoce.
A LegCare é especializada em angiologia e cirurgia vascular e realiza diversos procedimentos que podem auxiliar no tratamento de doenças vasculares, como vasinhos e varizes, por exemplo. Para isso, é dever do paciente que as consultas sejam feitas com frequência. Isso auxilia em um diagnóstico mais preciso dos problemas que possam afetar nossa circulação.
Possuímos um corpo médico qualificado e com experiência para tratar diversos casos de doenças vasculares, boa estrutura física, atendimento humanizado e locais de fácil acesso. O angiologista e o cirurgião vascular atuam em conjunto para diagnosticar com mais precisão, utilizando equipamentos modernos e com o mínimo de invasão ao corpo, para otimizar o tempo de recuperação.
Dentre nossas técnicas, estão com procedimentos reconhecidos no mercado por serem minimamente invasivos e sem a necessidade de internação, como:
Agende já a sua consulta e conheça nossas unidades em Vila Nova Conceição, em São Paulo e na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Todas são de fácil acesso e aceitamos diversos convênios médicos, bem como melhores condições de pagamento no particular. Tenha uma rotina frequente com o angiologista!