Após a Cirurgia As Varizes Podem Voltar?

Por: LegCare | 17 de Dezembro de 2021

Uma dúvida comum entre pessoas que possuem os vasinhos é se após a cirurgia as varizes podem voltar.

A resposta é sim! Mas, existem muitos fatores ligados à reincidência das varizes, e na maioria dos casos eles estão ligados à hereditariedade.

Então, se quer entender melhor sobre o assunto e saber se, no seu caso, as varizes podem ou não voltar após a cirurgia, fique e leia até o final!

O que São e Como Surgem as Varizes?

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que normalmente afetam os membros inferiores.

O principal motivo por trás de seu surgimento e desenvolvimento é a predisposição genética que existe dentro de algumas famílias.

O que significa que você pode desenvolver varizes caso essa doença venha sendo carregada por outros membros da sua família.

Dessa forma, muitas vezes não é possível mudar o fato de que alguém vá desenvolver as varizes, pois, mesmo que realize algum tipo de tratamento, as varizes podem voltar a surgir.

O tratamento para esses vasinhos possui o objetivo de remover todas aquelas veias que já não trabalham da maneira que deviam, ou seja, que estão com problemas em seu funcionamento.

Assim, o que sobra são as veias que estão funcionando normalmente no momento, porém, possuem as mesmas células com predisposição genética que as veias tratadas possuíam.

Isso significa que, mesmo funcionando bem, essas veias podem se tornar varizes depois de um tempo.

Outros Fatores Que Causam Varizes

Além da predisposição genética, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento das varizes, como:

  • Alterações hormonais, como acontece na gravidez
  • Uso de hormônios femininos, que possuem estrogênio
  • Longos períodos em pé parado ou sentado com as pernas cruzadas
  • Peso acima do indicado para a idade e altura
  • E sedentarismo.

Sendo assim, é necessário manter o peso ideal no pós-operatório, realizar atividades físicas e evitar uso de hormônios.

Afinal, as Varizes Podem Voltar Mesmo Após a Cirurgia?

A utilização de cirurgia para o tratamento das varizes só é necessária quando as técnicas conservadoras aplicadas inicialmente, como produtos e medicamentos, por exemplo, não geram resultado positivo

No entanto, mesmo no período pós-operatório é possível que haja reincidência do problema, já que não existe um método que garanta o fim definitivo dos vasinhos adoecidos. 

Por esse motivo, é fundamental que o tratamento cirúrgico ainda conte com os demais cuidados associados ao tratamento.

As recidivas das varizes, após a cirurgia, podem ser classificadas como tardias ou precoces. 

As recidivas tardias costumam ocorrer mais de três anos após o tratamento com a cirurgia, o que significa que o paciente pode ficar um bom tempo sem o problema e mesmo assim voltar a apresentá-lo.

Já as recidivas precoces normalmente acontecem em questão de poucos meses ou entre o período de um e dois anos. 

O tratamento completo ou inadequado das varizes tem ligação direta com essas recidivas.

Além disso, a predisposição genética também pode ser a causa disso, já que, apesar de no tratamento as veias danificadas serem retiradas, as outras ainda possuem a mesma probabilidade de ficarem doentes, por carregarem os mesmo genes.

Como Evitar o Retorno das Varizes?

As recomendações dadas aos pacientes que farão o tratamento com uma cirurgia de varizes é trabalhar para conseguir fazer uma redução dos demais fatores de risco durante e depois da cirurgia. 

Para isso, a pessoa pode adotar a prática de exercícios físicos, obter um controle do peso, que deve se adequar a idade e altura do indivíduo, evitar o uso de anticoncepcionais e outros hormônios, além de evitar ficar sentada com as pernas cruzadas por muito tempo.

Onde e Como Posso Fazer um Tratamento Confiável de Varizes?

Se você precisa ou pretende fazer o tratamento para varizes, e deseja tirar todas as suas dúvidas sobre a reincidência delas após o tratamento, o melhor a se fazer é contar com profissionais especialistas no assunto.

Especializada em Angiologia e Cirurgias Vasculares, e com destaque para o tratamento de varizes, a LegCare está entre as melhores clínicas vasculares da região de São Paulo.

A clínica possui duas unidades. Uma delas se situa em São Caetano do Sul e a outra em Vila Nova Conceição.

Ambas unidades da LegCare são adequadamente estruturadas e possuem equipamentos super modernos e os mais tecnológicos do mercado, oferecendo um tratamento preciso e um ambiente confortável para seus clientes.

Além disso, os consultórios contam com profissionais dedicados e dispostos a acolher os pacientes, e especialistas preparados para entregar um diagnóstico exato e oferecer o melhor tratamento da região.

Com a LegCare você pode fazer o seu tratamento de varizes de forma segura, confortável, e com um método eficaz, menos dolorido e que não prejudica você.

Entre em contato e agende sua consulta!

Dr. Marcelo Tavares Cunha

Médico Angiologista e Cirurgião Vascular. CRM-SP 106.981 Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV. RQE 95.110 Título de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler pelo CBR e SBACV. RQE 95.110Membro da Sociedade Brasileira. Sócio fundador da Clínica Legcare que se dedica, há mais de 15 anos, no tratamento das doenças venosas.