Angiologistas em São Paulo: Saiba onde encontrar

Por: LegCare | 17 de Dezembro de 2021

Precisa encontrar Angiologistas em São Paulo? Neste post você irá descobrir como.

Mas, você sabe o que faz um angiologista? Sabe quais as doenças ele trata com mais frequência?

A angiologia é um ramo bem diversificado da medicina, sendo responsável por tratar de doenças do sistema circulatório e linfático.

Em São Paulo, você pode encontrar os melhores profissionais angiologistas e vamos te dizer onde e como.

Mas, primeiro, vamos entender melhor sobre essa área médica.

O que faz um Angiologista? 

O angiologista é o profissional da área da angiologia que é responsável por tratar de doenças que atingem os vasos sanguíneos e também os vasos linfáticos do corpo humano.

Essa área atua em conjunto com a cirurgia vascular, outra área responsável pelo tratamento das mesmas doenças, porém, utilizando os métodos cirúrgicos.

No Brasil, assim como acontece em países como Portugal, a angiologia e a cirurgia vascular trabalham como uma especialidade só, ao contrário do que acontece em vários outros países, onde a angiologia faz parte da cardiologia e a cirurgia vascular fica apenas com a parte cirúrgica.

Principais doenças tratadas por Angiologistas e Cirurgiões Vasculares

Para você saber quais são as principais doenças diagnosticadas e tratadas por um médico angiologista e cirurgião vascular, elaboramos uma lista detalhada sobre elas.

Confira!

  • Varizes

As varizes habitualmente ocorrem nas veias que transportam o sangue dos  membros para o coração e também para os pulmões e é a doença mais comum da especialidade.

Na doença, por conta de uma predisposição genética e do envelhecimento dos vasos, há uma dilatação da veia e, consequentemente, o atraso na execução de sua função.

Dessa forma, o sangue acaba se acumulando em algumas partes da veia, que ficam com coloração anormal e saltadas para fora, e assim se formam as varizes.

  • Linfedema 

O linfedema consiste no acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo e costuma afetar os braços e pernas, na maioria das vezes.

Além dessas regiões, a doença ainda pode afetar áreas como rosto, pescoço, abdômen e genitais. Uma vez que o linfedema se torna crônico, não é mais possível ser curado, portanto, procurar tratamento precoce é super importante. 

  • Lipedema 

O lipedema é uma doença progressiva que causa o acúmulo de gordura em algumas regiões do corpo, como nas pernas, braços, e joelhos.

Ela atinge as mulheres em sua maioria, principalmente por surgir em períodos de alterações hormonais, como ocorre na menopausa, gravidez ou pelo uso de anticoncepcional.

  • Aneurisma

O aneurisma não é o mesmo que as varizes, apesar de consistir basicamente na dilatação do vaso.

Pois, ao contrário do que acontece nas varizes, o aneurisma ocorre nas artérias, que é responsável por transportar o sangue para os tecidos.

A principal complicação do aneurisma, que é uma doença temida pelas pessoas, é o rompimento da artéria.

  • Vasculite

A vasculite é causada por uma inflamação dos vasos sanguíneos que atinge as veias e as artérias e começa a agir como um impedimento para a função dessas estruturas e retarda o transporte do sangue.

Esse problema pode gerar graves consequências para a saúde de uma pessoa, principalmente se estiver situado nos órgãos vitais do corpo.

  • Aterosclerose

A aterosclerose é causada pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos do sistema circulatório.

É uma doença progressiva, que evolui e causa uma obstrução da passagem de sangue, podendo levar um paciente a óbito.

É da aterosclerose que se originam os infartos, por exemplo.

O infarto miocárdico é uma condição onde ocorre o entupimento da artéria coronária, responsável por transportar o sangue para o coração.

  • Trombose Venosa Profunda

A trombose venosa profunda ocorre quando há o  surgimento de um coágulo que entope a veia da perna, impedindo que o sangue retorne para o coração.

A doença normalmente afeta pessoas de idade mais avançada, além de ocorrer também devido à presença de doenças que tornam o sangue mais viscoso, perna imobilizada e até mesmo por causa de reposições hormonais.

Os principais sintomas da trombose venosa são: vermelhidão na perna, dor no local afetado, sensação de calor nos membros inferiores, veias mais dilatadas e visíveis, entre outros.

  • Acidente Vascular Cerebral

Outra doença que também é tratada pelos angiologistas é o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Na patologia, há um impedimento da passagem do sangue para o cérebro, que como consequência ficará prejudicado pela falta de oxigênio na região afetada. Uma causa para isso é a obstrução das artérias carótidas e é nesta parte que o cirurgião vascular pode atuar.

O AVC pode deixar várias sequelas permanentes, como a dificuldade em realizar movimentos, em falar, pode também deixar partes do corpo paralisadas.

Outras doenças também diagnosticadas e tratadas por angiologistas e cirurgiões vasculares, veja mais alguns exemplos: 

  • Pé de diabético
  • Embolia pulmonar
  • Linfagite
  • Fístulas arteriovenosas
  • Neuropatia diabética.

Métodos de diagnóstico e tratamento

Na angiologia e na cirurgia vascular existem diversas técnicas utilizadas para fazer o diagnóstico de doenças que afetam os vasos do sistema circulatório e linfático.

Entre esses métodos, pode-se encontrar:

  • Ultrassonografia com doppler colorido 
  • Angiografia
  • Ressonância Magnética
  • Capilaroscopia
  • Tomografia
  • Linfocintilografia

Já para o tratamento, além de ser indicado fazer o uso de medicações e criar melhores hábitos de vida, o angiologista e cirurgião vascular ainda podem utilizar algumas pequenas intervenções, como:

  • Curativos em úlceras
  • Escleroterapia de varizes com líquido
  • Escleroterapia de varizes com espuma
  • Escleroterapia de varizes e tratamento de hemangiomas com a aplicação de laser transdérmico.

Quando é necessário procurar um angiologista cirurgião vascular?

As doenças vasculares, ou pelo menos boa parte delas, normalmente são difíceis de serem detectadas, por serem silenciosas e apresentarem sinais mais claros apenas nos estágios avançados.

Esse problema tem um grande impacto negativo para o controle e tratamento das doenças, além de ser super prejudicial para a saúde do paciente.

Dessa forma, quanto mais cedo a doença for detectada, mais preciso será o diagnóstico e melhor serão os resultados do tratamento.

É muito importante procurar um angiologista cirurgião vascular nos casos de doenças vasculares, pois ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e prevenção de doenças circulatórias e linfáticas.

Então, assim que identificar qualquer sinal ou sintoma de uma doença vascular em seu corpo, consulte um médico angiologista cirurgião vascular.

Isso deve ainda ser reforçado para pessoas que estão perto ou totalmente na terceira idade, visto que essas doenças são bem mais comuns nessa faixa etária.

Atenção a estes Sinais:

Elaboramos uma lista de sinais os quais devem receber atenção total caso você comece a identificá-los em seu corpo, e também servir de alerta para você marcar sua consulta com um angiologista cirurgião vascular. Estes sinais são:

  • Dores nas pernas, principalmente quando surgem à medida que você caminha
  • Inchaço nos membros inferiores
  • Peso anormal nas pernas
  • Queimação nos pés e nas pernas
  • Dormência nas panturrilhas
  • Coceira crônica
  • Câimbras e formigamentos
  • Veias com coloração anormal em tons de azul e roxo.

Onde encontrar angiologistas cirurgiões vasculares em São Paulo?

Se você precisa de um angiologista cirurgião vascular em São Paulo, e deseja ter um atendimento seguro e confortável, contando com os melhores profissionais especialistas no assunto, você pode buscar a LegCare.

Especializada em Angiologia e Cirurgia Vascular, e possuindo destaque na área do tratamento de varizes, a LegCare está entre as melhores clínicas vasculares encontradas em São Paulo e região. A equipe médica é composta pelos cirurgiões vasculares Dr. Marcelo T. Cunha e Dra. Raissa A. Cunha.

A clínica possui duas unidades. Uma delas se situa em São Caetano do Sul e a outra em Vila Nova Conceição.

Ambas unidades da LegCare são adequadamente estruturadas e possuem equipamentos super modernos e mais tecnológicos do mercado, oferecendo um tratamento preciso e um ambiente confortável para seus pacientes.

Além disso, os consultórios ainda contam com profissionais dedicados e dispostos a acolher os pacientes, além de especialistas preparados para entregar um diagnóstico exato e oferecer o melhor tratamento da região.

Com a LegCare você pode ter contato com profissionais angiologistas de forma segura, confortável, e obtendo os melhores resultados possíveis.

Com a clínica você ainda pode usar o seu Plano Bradesco Saúde São Paulo para fazer seu diagnóstico e tratamento, além dos Planos Sul América e Omint. 

Vamos lá! Entre em contato, tire todas as suas dúvidas sobre a especialidade, e agende sua consulta.

Dr. Marcelo Tavares Cunha

Médico Angiologista e Cirurgião Vascular. CRM-SP 106.981 Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV. RQE 95.110 Título de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler pelo CBR e SBACV. RQE 95.110Membro da Sociedade Brasileira. Sócio fundador da Clínica Legcare que se dedica, há mais de 15 anos, no tratamento das doenças venosas.