7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

Por: LegCare | 07 de Julho de 2021

A má circulação nas pernas pode causar incômodos como inchaço, dores nas pernas, formigamento, etc. 


A deficiência na circulação sanguínea das pernas pode ainda desencadear alguns problemas mais sérios de saúde como, por exemplo, o aparecimento de varizes, úlcera varicosa e até trombose venosa. 

Os membros inferiores, pernas e pés, são os mais acometidos pela má circulação devido a sua posição que é distante do coração, o que dificulta o retorno venoso, por isso é preciso estar sempre atento para manter a boa circulação e a saúde venosa das pernas e pés

Manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de alimentos gordurosos e ricos em sódio, fazer atividade física regularmente, não fumar e evitar ficar longos períodos de pé ou sentado na mesma posição são alguns cuidados que vão ajudar a manter o sistema circulatório das pernas saudável.

Além desses cuidados, existem alguns exercícios que podem ajudar manter a boa circulação do sangue nas pernas, prevenindo problemas de saúde ocasionados pela má circulação e aliviando os sintomas que são comuns no dia-a-dia, hoje vamos conhecer 7 exercícios para estimular a boa circulação nas pernas: 

1 - Alongamento de panturrilhas

Um dos locais mais vascularizados da perna é a panturrilha, por isso é importante estimular movimentos com as panturrilhas para ativar a circulação das pernas. 

Uma forma prática de fazer isso em casa é deitar-se de barriga para cima, segurar com as duas mãos um elástico ou mesmo uma toalha de banho posicionada sob o pé e elevar a perna para cima puxando o elástico ou toalha em direção ao tórax, alongando o quanto conseguir a panturrilha. 

2 - Simulação de bicicleta 

A bicicleta é um dos exercícios para melhorar a circulação nas pernas, e você nem precisa sair de casa para praticar.

Deite-se de barriga para cima e posicione as pernas com uma pequena elevação e joelhos dobrados. Faça movimentos circulares como se estivesse pedalando uma bicicleta, repita os movimentos constantemente por aproximadamente dois minutos. 

3 - Movimentação dos pés

Ainda na posição do exercício de simulação de bicicleta mantenha os pés apontados para cima e faça movimentos circulares com eles no ar, alterne entre os sentidos horário e anti-horário e repita os movimentos por aproximadamente 1 minuto. 

Uma exercício bem simples, mas que pode te ajudar a manter a saúde vascular dos membros inferiores em dia.

4 - Separação de  pernas 

Esse exercício  irá trabalhar principalmente os músculos laterais e mediais da coxa. Além de uma ótima forma de melhorar a circulação, também podem ajudar no controle da elasticidade.

Mantenha-se de barriga para cima e estique as pernas com as pontas dos pés apontadas para cima, em seguida afaste uma perna da outra e junte-as novamente, faça o movimento devagar e sempre com os pés esticados e com a ponta para o teto. Repita o movimento por aproximadamente 1 minuto. 

5 - Elevação de pernas

Como você pode ver, são exercícios bem simples, fáceis de fazer em qualquer lugar, não é diferente no caso da elevação das pernas. 

Posicione -se próximo a uma parede, deite de barriga para cima e estique as pernas ao longo da parede, relaxe os braços e mantenha essa posição durante aproximadamente 5 minutos. 

6 - Estimule com massagem

Não é bem um exercício, mas funciona de forma similar, melhorando a circulação nas pernas.

Continue deitado com a barriga para cima, estique uma perna e segure a outra posicionando sua mão atrás do joelho e puxe em sua direção o quanto for confortável, ainda com a perna encolhida faça uma leve pressão com as mãos no tornozelo seguindo com o movimento por toda a extensão da perna, repita na outra perna.

7 - Faça caminhada 

Uma das atividades mais indicadas para melhorar a saúde do sistema circulatório é a caminhada. 

Não é necessário caminhar por longos períodos, fazer o exercício por 30 minutos diariamente é o suficiente. 

Para tornar o exercício ainda mais eficaz e prevenir contusões, o ideal é realizar um alongamento antes de iniciar a caminhada. 

Se durante o dia você permanece por longos períodos de pé ou sentado na mesma posição, opte também por fazer pequenas caminhadas de um ou dois minutos para melhorar a circulação das pernas. 

Dica Bônus: Natação 

A natação, além de um exercício que fortalece praticamente a musculatura do corpo todo, é excelente para estimular os vasos sanguíneos e regular a pressão arterial, tudo isso com a vantagem de não prejudicar as articulações, sendo ideal para pessoas que possuem articulações fragilizadas, como é o caso de pessoas idosas. 

Caso você apresente sintomas como peso nas pernas, dor, inchaço e coceira, de forma constante, além dos exercícios é necessário procurar ajuda médica para uma avaliação. 

Agende uma consulta na LegCare e tenha a sua disposição toda a tecnologia para um diagnóstico preciso e um tratamento eficiente realizado pelos  profissionais mais capacitados da área. 

Dra. Raissa Araujo Cunha

Angiologista e Cirurgiã Vascular, com Título de especialista em Cirurgia Vascular, especializada no tratamento venoso das doenças vasculares e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Sócia fundadora da Clínica Legcare. Dra. Raissa A. Cunha CRM-SP 104.573 RQE 108.173