Cerca de 38% dos brasileiros sofrem com as varizes, mas quando é o momento certo para fazer a cirurgia de remoção de varizes?
As varizes podem acontecer por uma repetição de hábitos ruins, fatores hormonais ou genéticos. O primeiro ponto a ser destacado, é o motivo da cirurgia. Existem três indicações para o procedimento.
Para resolver o problema visual e prevenir a piora dos quadros.
Quando as veias estão muito dilatadas e o paciente já demonstra sintomas ou alterações na pele como atrofias, manchas e eczemas.
Em casos em que o paciente apresenta flebite (inflamação) da safena magna na coxa, com progressão para a crossa da safena (virilha) e risco de embolia pulmonar.
Antes de pensar na cirurgia, é necessário entender que a cirurgia precisa trazer um benefício ao paciente. Se não trouxer, é melhor indicar o uso das meias elásticas de compressão do que ir parar em um centro cirúrgico.
Seguindo a classificação clínica para as doenças venosas crônicas (CEAP), as cirurgias são indicadas para os níveis de CEAP 2, 3, 4, 5 e 6.
Nível 2: varizes com mais de 4 milímetros de diâmetro;
Nível 3: varizes associadas à inchaço por excesso de líquidos;
Nível 4: inflamação na pele;
Nível 5: úlcera cicatrizada;
Nível 6: úlcera aberta.
É claro que o tratamento deve ser acompanhado de perto por um especialista a todo momento, afinal, a última palavra sobre o diagnóstico deve ser de uma pessoa formada e com instrução suficiente para entender não só as necessidades, mas também os sintomas e possíveis medidas a serem tomadas.
Caso o paciente tenha predisposição familiar, é importante tomar alguns cuidados que podem ajudar no controle das varizes e na melhora da circulação.
Leia também - Cuidados essenciais para quem tem varizes nas pernas?
É claro que além de todos os cuidados citados acima, você deve procurar um médico especializado e capaz de te ajudar com o seu problema. As varizes necessitam de cuidados e a depender do quadro, até de cirurgia.
A LegCare é especializada no tratamento e na remoção de varizes de forma não invasiva, com procedimentos pouco doloridos e que não necessitam de internação.
Com duas clínicas, uma em São Paulo e outra em São Caetano do Sul, a LegCare conta com um espaço agradável, equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais qualificados.
Procura um tratamento de qualidade? Conheça a LegCare. Clique neste link e marque a sua consulta!