As meias de compressão são muito utilizadas no pós-cirúrgico de diferentes procedimentos, principalmente quando falamos da cirurgia de varizes.
Vamos conhecer agora qual o principal motivo de usar esse item tão importante na recuperação da circulação sanguínea nas pernas.
Após a cirurgia de varizes, é muito comum que as pernas e tornozelos fiquem um pouco inchados.
Isso ocorre porque a manipulação cirúrgica gera um processo inflamatório com aumento de líquido na região operada que, pela ação da gravidade, acaba se acumulando na parte mais baixa do membro.
Passar muito tempo sem movimentar as pernas após qualquer cirurgia faz com que ocorra um acúmulo de sangue nas veias da panturrilha e isso pode propiciar uma trombose venosa profunda.
Independente do caso cirúrgico, a utilização das meias de compressão é importante por auxiliar o retorno venoso do sangue, além de auxiliar a circulação sanguínea, prevenindo a trombose.
Como estamos falando de um caso de recuperação de cirurgia de varizes, e que necessita do uso especificamente da meia de compressão, o mais recomendado é perguntar para o médico, qual dessas meias é a mais indicada para o seu caso.
Essa resposta varia muito, tudo vai depender de diferentes fatores, como por exemplo, a complexidade da cirurgia, que pode ser maior ou menor e a tendência em reter líquido.
Outro fator importante a ser levado em consideração, é o tempo que o paciente irá permanecer em recuperação, ou seja, deitado e sem poder realizar movimentos.
Com os avanços das cirurgias de varizes o tempo em que o paciente deverá usar a meia de compressão tem diminuído, isso ocorre também por conta dos procedimentos menos invasivos.
Em casos de cirurgia de varizes com tecnologias mais avançadas, o paciente vai utilizar a meia por um período menor de tempo. Nesses casos o uso da meia pode ser em média de sete dias.
Caso seja uma cirurgia de varizes mais complexa, ou tenha alguma complicação maior, o período para uso da meia é maior, sendo indicada pelo médico.
Isso ocorre porque a meia irá auxiliar na recuperação completa do paciente, melhorando a circulação sanguínea e evitando complicações futuras.
Existem trabalhos científicos que mostram um melhor resultado da escleroterapia quando a meia é utilizada por 21 dias.
Ou seja, naqueles casos que a paciente opta por fazer escleroterapia associado à cirurgia, além dos benefícios de evitar trombose e controlar a retenção de líquido no pós-operatório, o uso da meia pode potencializar o resultado da escleroterapia.
É muito importante que um médico faça uma avaliação de cada caso, e de cada cirurgia de varizes, para indicar qual a melhor meia de compressão.
A utilização das meias de compressão é de extrema importância para uma recuperação completa e saudável após a cirurgia de varizes.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre as cirurgias de varizes e o pós-operatório? Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo!