A escleroterapia é um procedimento realizado para a eliminação ou diminuição de varizes ou vasinhos.
O tratamento deve ser realizado por um especialista, por isso os mais indicados são médicos angiologistas e cirurgiões vasculares que se dedicam ao estudo aprofundado da doença venosa.
O procedimento da escleroterapia pode ser realizado de diferentes formas, como por exemplo, com a aplicação de substâncias, como espuma ou glicose, ou feita com laser diretamente nos vasos.
No caso, o tratamento tem o intuito de melhorar e redirecionar a circulação do sangue, por isso ocorre a eliminação das varizes ou vasinhos.
A escleroterapia pode ser realizada para finalidades tanto estéticas quanto terapêuticas e preventivas.
Quando as veias dilatam e são muito superficiais existe o risco de ruptura e sangramento (varicorragia).
Varizes também podem provocar alterações na pele como eczema, manchas, atrofias e feridas.
A escleroterapia pode ser usada nos mais diversos tipos de varizes, desde as mais fininhas até as veias safenas.
Apesar dessa ampla possibilidade, detalhes técnicos podem favorecer outras técnicas e isso deve ser discutido com um cirurgião vascular. É importante lembrar, que pessoas que estejam acima do peso ou em uso de terapia hormonal (anticoncepcional e reposição hormonal) podem ter mais dificuldade para atingir o resultado desejado.
A escleroterapia é um procedimento considerado seguro, mas ainda assim, alguns efeitos colaterais podem surgir, como por exemplo:
Após o procedimento da escleroterapia é importante tomar alguns cuidados e seguir algumas recomendações médicas a fim de melhorar o resultado.
Os principais cuidados são:
O tratamento da escleroterapia é atualmente o mais indicado para o tratamento de varizes de pequeno calibre e vasinhos.
A LegCare conta com um time de especialistas prontos para realizar o melhor tratamento para você. Clique aqui, e agende sua consulta!