Varizes na Gravidez: Tudo o que você precisa saber

Por: LegCare | 17 de Dezembro de 2021

As Varizes na gravidez são muito comuns. Isso acontece devido a diversos fatores e alterações que ocorrem no corpo feminino durante a gestação.

É uma fase encantadora, mas que exige sacrifícios, e um deles é exatamente correr o risco de ser incomodada pelas varizes.

Esse problema ainda gera muitas dúvidas nas mulheres, que muitas vezes não sabem o que fazer para aliviar a dor e o inchaço causado por esses vasinhos.

Por que as varizes surgem na gravidez? Quais são os sintomas? Como posso prevenir?

Se você possui alguma dessas dúvidas então você está no lugar certo. Fique e saiba tudo sobre as varizes na gravidez.

Sintomas de Varizes na gravidez

Os principais sintomas causados pelas varizes na gravidez são:

  • Dor nas pernas e nas virilhas, em alguns casos
  • Inchaço incomum nas pernas no final do dia
  • Sensação de peso nas pernas
  • Coceira no local onde se encontram as varizes
  • Sensibilidade anormal das pernas.

Na gravidez, quando aparecem as varizes?

As varizes na gravidez aparecem com mais frequência nos últimos meses de gestação, principalmente nos 3 últimos, já que, nessa época, há muitas alterações hormonais, um maior volume de sangue circulando pelo organismo e o aumento do peso.

Durante esse período, é mais comum que as varizes apareçam nas pernas, devido ao peso do bebê que prejudica a circulação correta do sangue.

Mas, as varizes não param por aí! Elas também podem aparecer, em casos bem menos frequentes, na virilha, nas regiões íntimas e também no útero.

Tratamento para as varizes na gravidez

O tratamento para varizes durante a gestação pode ser realizado durante o banho, com a aplicação alternada de água quente e fria sobre os vasos prejudicados

Além desse banho nas pernas, você também pode aplicar um saco de gelo sobre elas, pois isso ajuda na contração das veias e no alívio da dor.

Em algumas situações, também pode ser recomendado que a grávida utilize meias de compressão, que servem como prevenção para o surgimento das varizes e estimulam a circulação do sangue.

As varizes costumam desaparecer após o período de gestação, não sendo necessário fazer qualquer tratamento.

Porém, em casos onde elas causam problemas permanentes, a mulher pode realizar um tratamento no tempo ideal, que será determinado pelo médico.

O tratamento para as varizes envolvendo a escleroterapia não é indicado durante a gestação. Mas, por via das dúvidas, é sempre bom perguntar qual é a opinião do médico sobre qualquer procedimento que você deseja realizar.

Como fazer um autoexame?

Para ter certeza de que você enfrenta problemas com varizes você pode realizar um autoexame. Mas, como fazer isso?

Bom, você pode começar ficando de pé e olhando bem para suas pernas

Caso consiga identificar veias com tons anormais de azul ou roxo e saltadas para fora da pele, consulte um médico para que ele possa fazer uma avaliação e recomende o melhor tratamento para seu problema.

Saiba mais como identificar esses problemas!

Quanto tempo é necessário, depois da gestação, para começar o tratamento?

Durante as primeiras 6 semanas pós-parto o corpo da mulher ainda está bastante propenso a sofrer complicações devido aos procedimentos invasivos.

Portanto, esse é um período em que não é nem um pouco indicado fazer esse tipo de tratamento, já que procura-se evitar os riscos de complicações.

Existe ainda outro fator que é levado em consideração quanto aos riscos de se fazer o tratamento, que é se a mulher está amamentando, já que os procedimentos podem não ser indicados.

Como evitar as varizes durante a gestação?

O principal motivo ligado ao surgimento das varizes durante a gestação são as alterações hormonais que ocorrem no corpo das gestantes.

Porém, não é impossível evitar o aparecimento dessas veias doentes. Você pode fazer isso adotando alguns cuidados, como:

  • Evite ultrapassar o peso ideal para a sua idade e altura
  • Faça a utilização de meias elásticas durante o dia
  • Não fique de pé durante um longo período de tempo
  • Evite cruzar as pernas quando está sentada, o que muitas pessoas estão acostumadas a fazer
  • Sempre que for possível, é bom flexionar e estender os pés, pois esse movimento ajuda a estimular a circulação venosa nos membros inferiores
  • Pratique exercícios físicos com intensidade regular sob a supervisão de um profissional para expandir a resistência das veias e impedir que elas sofram dilatação 
  • Deite ou sente de pernas elevadas, principalmente enquanto dorme
  • Durante a noite, dê preferência a se deitar do lado esquerdo, pois, chegando no final da gestação, na fase em que a barriga está bem grande, deitar do lado esquerdo é essencial para aliviar a compressão que o útero causa nas veias
  • Tire um tempo de repouso com pernas elevadas durante o dia. Você pode fazer isso por no mínimo dez minutos com as pernas elevadas, duas ou três vezes por dia
  • Faça uma massagem nos pés e nas pernas

A LegCare é especializada no tratamento de varizes!

Se você está grávida, ou pretende ficar, e deseja tirar todas as suas dúvidas sobre as varizes na gravidez, o melhor a se fazer é contar com profissionais especialistas no assunto.

Especializada em Angiologia e Cirurgias Vasculares, e com destaque para o tratamento de varizes, a LegCare está entre as melhores clínicas vasculares da região de São Paulo. A equipe médica é composta pelos cirurgiões vasculares Dr. Marcelo T. Cunha e pela Dra. Raissa A. Cunha.

A clínica possui duas unidades. Uma delas se situa em São Caetano do Sul e a outra em Vila Nova Conceição.

Ambas unidades da LegCare são adequadamente estruturadas e possuem equipamentos super modernos e os mais tecnológicos do mercado, oferecendo um tratamento preciso e um ambiente confortável para seus clientes.

Além disso, os consultórios contam com profissionais dedicados e dispostos a acolher os pacientes, e especialistas preparados para entregar um diagnóstico exato e oferecer o melhor tratamento da região.

Com a LegCare você pode fazer o seu tratamento de varizes na gravidez de forma segura, confortável, e com um método eficaz, menos dolorido e que não prejudica o seu bebê.

Entre em contato e agende sua consulta.

Dra. Raissa Araujo Cunha

Angiologista e Cirurgiã Vascular, com Título de especialista em Cirurgia Vascular, especializada no tratamento venoso das doenças vasculares e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Sócia fundadora da Clínica Legcare. Dra. Raissa A. Cunha CRM-SP 104.573 RQE 108.173