Como escolher o melhor tratamento de varizes para seu caso

Por: LegCare | 12 de Setembro de 2024

Escolher o melhor tratamento de varizes depende de vários fatores, incluindo a gravidade das varizes, a saúde geral do paciente, e as preferências pessoais.

Uma das maneiras de escolher o melhor tratamento é entender como cada estágio do problema vascular pode acontecer e procurar por um tratamento adequado.

Confira alguns sintomas e tratamentos de varizes e cirurgia vascular em São Paulo.

Sintomas de problemas de varizes

Os sintomas de problemas de varizes podem variar em gravidade, dependendo do estágio da condição. Veja alguns deles:

1. Veias visíveis e dilatadas: tem aparência azulada ou roxa, parecem torcidas e dilatadas, frequentemente visíveis na superfície da pele, especialmente nas pernas.

 2. Sensação de peso ou dor nas pernas: as pernas podem sentir-se pesadas, cansadas ou doloridas, especialmente após longos períodos de pé ou sentado.

3. Inchaço (edema): inchaço nos tornozelos e pés, especialmente ao final do dia. O inchaço pode ser mais perceptível em um lado do corpo.

4. Cãibras e espasmos musculares: cãibras nas pernas, particularmente à noite, são um sintoma comum.

5. Coceira ao redor das veias: a pele ao redor das veias varicosas pode ficar seca e com coceira, frequentemente associada a uma condição chamada eczema varicoso.

Diferentes tratamentos para cada estágio do problema vascular

O tratamento para problemas vasculares, como varizes, depende do estágio da doença e da gravidade dos sintomas. Veja os estágios:

Tratamento de varizes no estágio inicial (vasinhos ou telangiectasias): 

  • Escleroterapia: injeção de uma solução química diretamente nas pequenas veias, fazendo com que elas se fechem e sejam reabsorvidas pelo corpo. É eficaz para tratar pequenos vasinhos. 
  • Laserterapia isolada ou associada a escleroterapia: um laser é utilizado para fechar as pequenas veias, tornando-as menos visíveis. Este tratamento é adequado para vasinhos e pequenas varizes.Quando associada, utilizamos a injeção após a utilização do laser transdérmico.

Tratamento de varizes no estágio intermediário (varizes moderadas): 

  • Meias de compressão: meias especiais que aplicam pressão nas pernas para melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o inchaço. São recomendadas para aliviar os sintomas em todos os estágios da doença venosa.
  • Escleroterapia isolada ou associada ao laser transdérmico além de ser usada em estágios iniciais, também pode ser eficaz para varizes de tamanho moderado.
  • Cirurgia de varizes: dependendo do calibre das varizes essa é a melhor escolha.

Tratamento de varizes no estágio avançado (varizes graves): 

  • Ablação endovenosa: este é o melhor método para o tratamento das safenas doentes, menos doloroso, menos invasivo e com menos complicações.
  • Flebectomia: essa técnica consiste na retirada das varizes dilatadas, tortuosas e superficiais, aquelas veias que são palpáveis.
  • Técnicas associadas: a ablação das veias, a flebectomia e a escleroterapia são técnicas que se somam, podendo ser usadas todas em conjunto,

Todos os serviços oferecidos pela LegCare

A LegCare tem como objetivo tratar as necessidades e os cuidados de cada paciente de forma única, buscando a satisfação com o procedimento e com os resultados.

Os tratamentos oferecidos pela clínica são:

1. Aplicação de varizes com laser

2. Cirurgia de varizes (flebectomia)

3. Cirurgia de safena com laser ou RF

4. Crioescleroterapia

5. Escleroterapia

6. Escleroterapia convencional

7. Escleroterapia com espuma

8. Espuma ecoguiada

9.  Microcirurgia de varizes

A LegCare trabalha com o propósito de prevenção e tratamento de patologias venosas, entregando sempre um tratamento personalizado para cada paciente.

Dr. Marcelo Tavares Cunha

Médico Angiologista e Cirurgião Vascular. CRM-SP 106.981 Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV. RQE 95.110 Título de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler pelo CBR e SBACV. RQE 95.110Membro da Sociedade Brasileira. Sócio fundador da Clínica Legcare que se dedica, há mais de 15 anos, no tratamento das doenças venosas.