Secagem de vasinhos: é hora de se planejar para os dias ensolarados!

Por: LegCare | 02 de Junho de 2023

Os vasinhos são pequenos vasos sanguíneos dilatados que incomodam a gente. Saiba que existem técnicas de secagem de vasinhos que podem livrar você desse fator, no mínimo, desagradável! 

Em dias mais lindos em que o sol está convidativo para passeios, praias ou parques, sempre optamos por roupas mais leves para fazermos um passeio agradável com nossos amigos ou até para praticar atividades físicas ao ar livre. Porém, os vasinhos nos dá uma sensação de insegurança e afeta a nossa autoestima. Por isso, existem procedimentos a serem feitos que podem melhorar a sua qualidade de vida e deixar suas pernas livres desses males. 

Neste post, vamos explicar os tratamentos de secagem de vasinhos e entender mais como funcionam e onde você pode fazê-los. Mas antes, vamos entender melhor o que são estes vasinhos.

Afinal, o que são os vasinhos?

Também chamadas de telangiectasias, são pequenos vasos de cor avermelhada ou roxa que se dilatam e marcam a pele. Eles medem menos de um milímetro de diâmetro e estão localizados na camada mais superficial da pele, conhecida como derme. 

Esse problema não costuma oferecer grandes desconfortos, é algo estético e pode surgir até no rosto. Diferentemente do que acontece quando falamos de varizes, elas podem causar problemas de circulação. Existem vasinhos mais simples que aparecem de maneira espalhada na pele e que não tem relação direta com vasos maiores. E também, os combinados ou complexos que se formam de maneira mais agrupada e se conectam com as veias nutrícias, que são vasos maiores que aumentam a pressão das telangiectasias.

O que pode causar os vasinhos?

Diversos fatores podem influenciar no aparecimento, mas geralmente as pessoas procuram os angiologistas e cirurgiões vasculares para a remoção por questões estéticas. Por mais que possam indicar que há doenças venosas, este diagnóstico é mais raro. Porém, um médico deve sempre ser consultado. 

Dentre as principais causas, estão:

  • Passar muito tempo em pé ou sentado faz com que suas veias trabalhem mais para bombear o sangue para o coração;
  • Histórico familiar: Considerado um dos principais fatores, se outros membros de sua família tiverem, a chance de você ter é maior;
  • Alterações hormonais nas mulheres, com uso de determinados medicamentos, por exemplo: Os hormônios estrogênio e progesterona tendem a relaxar as paredes das veias e a recomposição deles por meio dos anticoncepcionais podem contribuir para o surgimento;
  • Gravidez: Neste período, o volume de sangue no corpo aumenta para auxiliar no desenvolvimento do feto. Isso acaba sobrecarregando as veias. Além disso, o aumento dos hormônios na gravidez e o peso acometido pelo crescimento do útero que faz pressionar os membros inferiores, também são fatores contribuintes;
  • Idade: À medida que envelhecemos, as veias começam a perder elasticidade podendo causar o aparecimento destes vasinhos;
  • Machucados, traumas ou batidas na região.

As mulheres possuem mais chances de obterem vasinhos, principalmente acima dos 40 anos. Por mais que não seja uma patologia grave, existem tratamentos que podem devolver o conforto e a autoestima e ter uma vida mais livre, podendo usar o que você quiser quando for sair de casa.

Tratamentos para vasinhos

Por mais que seja um problema estético, é aconselhável que você vá a um médico especializado em angiologia para ter um melhor direcionamento sobre quais tratamentos você deve seguir. Existem diversas opções, todas garantem a secagem com conforto, segurança e menos dor.

Leia também: Conheça o cirurgião vascular e saiba onde encontrar 

Alguns fatores são levados em consideração no tratamento das telangiectasias, o médico vascular verá se há veias nutrícias ou microvarizes e entender melhor como eles podem ser eliminados de forma segura e eficaz.

Escleroterapia

Popularmente conhecida como aplicação, secagem ou queimação de vasinhos, a escleroterapia é a aplicação de medicamentos com agulhas finas no interior das varizes. Essas substâncias induzem um processo de afilamento e depois são absorvidas pelo organismo, tecnicamente chamado de esclerose.

Este líquido injetado faz com que seja interrompido o fluxo sanguíneo por meio de uma irritação e inflamação no vasinho. O sangue irá percorrer outros caminhos. O tratamento é minimamente invasivo e o desconforto é mínimo, pois é aplicado, ao mesmo tempo, um jato de ar supercongelado sobre a pele. Isso faz com que amenize a dor e torne o procedimento mais agradável.

Existem alguns tipos de escleroterapia para tratar os vasinhos:

  • Convencional (com glicose ou outro medicamento sintético): Feita com injeção de medicamento na forma líquida e em temperatura ambiente. É a forma antiga de esclerose e tem excelentes resultados, é utilizado um jato congelante para amenizar a dor. Uma variação dessa técnica é a crioescleroterapia na qual a glicose é congelada e injetada na forma de gel. Isso aumenta a potência do medicamento e reduz a sensação de ardência. 
  • Por espuma: É feita com um medicamento que é transformado em espuma quando misturado com o ar. A espuma pode ser usada em diferentes concentrações, é considerado uma revolução por poder tratar vasos grandes como a veia safena. Em vasos mais profundos, pode haver a necessidade do uso de ultrassom, sendo conhecida como espuma ecoguiada. O fluxo de ar gelado também é aplicado durante a injeção para maior conforto;

Ambos os tratamentos não exigem um preparo específico, embora uma consulta e exames de ultrassom com doppler sejam recomendados para planejamento adequado. São procedimentos em que a recuperação é bastante rápida.

Secagem de vasinhos a laser

Pode ser utilizado em outras regiões do corpo, além das pernas, como o rosto e o tronco. O laser pode ser utilizado com o auxílio de aparelhos de realidade aumentada e de resfriamento de pele, auxiliando em aplicações mais assertivas e eliminando veias nutridoras que contribuem para os vasinhos. 

Existem diversos tipos de laser para o tratamento desses vasinhos e varizes. Quando utilizado adequadamente e com as configurações corretas, os resultados são bastante satisfatórios e seguros até para peles mais escuras. Também são utilizados em conjunto com a escleroterapia convencional ou com a crioescleroterapia. O uso combinado destas técnicas garantem um tratamento mais eficiente. 

Leia mais: Aplicação de varizes com laser em São Caetano do Sul – SP

Cada tratamento de vasinhos é destinado para casos específicos, portanto é necessário a avaliação médica antes do direcionamento. Entretanto, todos os casos são realizados de forma indolor e de rápida recuperação.

Onde tratar os vasinhos?

A LegCare é referência no tratamento de vasinhos e varizes em São Paulo e no ABC Paulista. Buscamos através da tecnologia e atualizações, oferecer diagnósticos eficientes com tratamentos menos doloridos e mais eficazes.

Com uma equipe chefiada pelo Dr. Marcelo e a Dra. Raíssa, contamos com uma estrutura equipada e planejada para seu maior conforto e segurança, promovendo o melhor para cada paciente. 

Estamos localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, contamos com consultórios, salas de exames complementares e salas de procedimentos com todos os equipamentos necessários e exigidos para a realização com segurança. 

Leia também: Conheça nossas unidades

Atendemos diversos convênios, como: Bradesco Saúde, Omint, SulAmérica, Porto Seguro, Amil, NotreDame Intermédica, Allianz e mais. Consulte a lista completa aqui.

Dr. Marcelo Tavares Cunha

Médico Angiologista e Cirurgião Vascular. CRM-SP 106.981 Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV. RQE 95.110 Título de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler pelo CBR e SBACV. RQE 95.110Membro da Sociedade Brasileira. Sócio fundador da Clínica Legcare que se dedica, há mais de 15 anos, no tratamento das doenças venosas.