Voltar Imprimir | Aumentar tamanho Texto Diminuir letras | Enviar a um amigo. Enviar por e-mail

Cirurgia de Safena Convencional


As safenas são veias que fazem parte do sistema venoso superficial dos membros inferiores e quando estão doentes devem ser tratadas conjuntamente com as varizes. O sistema venoso supeficial é reponsável por apenas 15% do retorno venoso da perna. A maior parte do sangue é drenado por veias profundas, mais calibrosas, que ficam próximas aos ossos.

São veias famosas por seu uso na cirurgia de ponte de safena no coração. Procedimento importante mas que vem perdendo espaço para as angioplastias e colocação de stents. Dessa maneira a safena não tem ligação com o coração e pode ser substituída pelas artérias mamárias nas cirurgias cardíacas.

O tratamento convencional de uma safena doente é feito com a retirada da safena através de cortes na virilha, no tornozelo e/ou na linha do joelho. através dos quais é passado um dispositivo que arranca a safena.

O tempo de repouso é de 10 a 15 dias, são comuns grandes hematomas ao longo do trajeto da veia e é necessário uso de meia elástica por um período mínimo de 30 dias.

Nem toda alteração na safena justifica sua retirada. Na maioria dos casos a alteração é pequena e é feito a preservação da safena. Existem outras técnicas que podem ser usadas como alternativa à safenectomia convencional. Conheça a Cirurgia de Safena com Laser e a Espuma Ecoguiada.

 

© 2016 - All rights reserved | Leg Care Clínica Médica Vascular

A informação deste site é oferecida para educação e não substitui uma opinião médica em atendimento formal. Se você tem um problema de saúde, contate seu médico. Fotos e desenhos são meramente ilustrativos. Direitos autorais reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.