Voltar Imprimir | Aumentar tamanho Texto Diminuir letras | Enviar a um amigo. Enviar por e-mail

Prevenção


As varizes são uma doença crônica ainda sem cura. Os tratamentos disponíveis atualmente ajudam a manter o problema sob controle. Os medicamentos disponíveis para varizes podem ajudar na redução dos sintomas, mas não são capazes de fazê-las sumir ou preveni-las. Apesar disso algumas dicas podem ajudar: 

i.Evitar hormônios como anticoncepcionais e reposição hormonal (não estão proibidos, mas a paciente deve julgar o bem-estar que esses hormônios podem lhe proporcionar contra uma possível piora das varizes).

ii.Fazer atividade física regularmente. Principalmente exercícios que fortaleçam a musculatura das panturrilhas.

iii.Repouso com pernas elevadas. A elevação das pernas para um nível acima do coração ajuda a reduzir sintomas e edemas. A melhor maneira de fazer isso é deitar com os pés da cama elevados em 10 a 15 cm. Isso pode ser feito colocando calços nos pés da cama. Como opção pode ser colocado algo embaixo do colchão, mas a colocação de almofadas nas panturrilhas não é recomendado por poderem comprimir as veias atrás dos joelhos e prejudicar a circulação.

iv.Controlar o peso corporal. De fundamental importância para a saúde global eliminar quilos em excesso ajuda nas varizes também.

v.Evitar longos períodos parado, seja sentado ou em pé. É importante a movimentação ao longo do dia.

© 2016 - All rights reserved | Leg Care Clínica Médica Vascular

A informação deste site é oferecida para educação e não substitui uma opinião médica em atendimento formal. Se você tem um problema de saúde, contate seu médico. Fotos e desenhos são meramente ilustrativos. Direitos autorais reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.