Voltar Imprimir | Aumentar tamanho Texto Diminuir letras | Enviar a um amigo. Enviar por e-mail

Classificação


As varizes podem ser classificadas pelo seu tamanho ou pela repercussão que causam no paciente.

I.Classificação Clínica

Cada caso é diferenciado pela repercussão que ocorre no paciente. O quadro pode variar desde varizes assintomáticas com importância apenas estética até o quadro mais avançado de varizes associadas a feridas na perna. Entre esses dois extremos podemos encontrar uma variedade de situações (varizes com dor, inchaços, manchas, eczemas, atrofias da pele).

II.Classificação pelo Tamanho

Têm importância para definir o tipo de tratamento das varizes. As teleangiectasias são as varizes de menor calibre. Elas são os famosos “vasinhos” de cor vermelha ou arroxeada que podem ser encontradas em várias partes do corpo. Nas pernas frequentemente estão associadas a varizes um pouco maiores que não são facilmente identificáveis por ficarem num plano um pouco mais profundo da pele – são as veias nutridoras. As veias nutridoras são varizes que ganharam essa denominação por transmitirem seu mau fluxo para outras veias tornando-as doentes também. São mais fáceis de identificar nas pessoas de pele branca e magras. Em alguns pacientes só é possível a sua identificação com auxílio de aparelhos como o fleboscópio. Esse tipo de avaliação é essencial para um bom tratamento estético das varizes.

Existe uma tendência do público leigo de só considerar como varizes os casos mais avançados (veias calibrosas, tortuosas e elevadas na pele) menosprezando estágios menos evidentes da doença. Deixar de tratar as varizes precocemente pode contribuir para uma evolução mais rápida da doença já que veias com fluxo sanguíneo alterado (estase venosa) vão prejudicar o fluxo de veias saudáveis ao seu redor.

© 2016 - All rights reserved | Leg Care Clínica Médica Vascular

A informação deste site é oferecida para educação e não substitui uma opinião médica em atendimento formal. Se você tem um problema de saúde, contate seu médico. Fotos e desenhos são meramente ilustrativos. Direitos autorais reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.