Voltar Imprimir | Aumentar tamanho Texto Diminuir letras | Enviar a um amigo. Enviar por e-mail

Definições e Causas


Varizes são veias dilatadas e tortuosas com alteração do fluxo sanguíneo no seu interior. Vários fatores contribuem para o seu aparecimento:

I.Hereditariedade: a tendência familiar é o principal fator para o surgimento das varizes, mas não quer dizer que seja determinante, nem todos numa mesma família terão varizes.

II.Envelhecimento: diversos estudos populacionais já evidenciaram que a incidência de varizes aumenta com a idade.

III. Gênero: as mulheres tem uma tendência tendência de duas a três vezes maior de desenvolver varizes.

IV. Hormônios: os hormônios femininos (anticoncepcionais, reposição hormonal e terapias de indução de gravidez) ajudam a enfraquecer a parede das veias contribuindo para o surgimento das varizes ou piora de varizes já existentes.

V. Gravidez: além das alterações hormonais que ocorrem na gestação, existe também um aumento do volume sanguíneo e compressão das veias dentro do abdome o que contribui para varizes.

VI. Ocupacional: funções onde as pessoas permaneçam muito tempo de pé ou sentada sem movimentar as pernas predispõem ao aparecimento das varizes.

VII. Outros fatores incluem: obesidade,sedentarismo, tabagismo.

© 2016 - All rights reserved | Leg Care Clínica Médica Vascular

A informação deste site é oferecida para educação e não substitui uma opinião médica em atendimento formal. Se você tem um problema de saúde, contate seu médico. Fotos e desenhos são meramente ilustrativos. Direitos autorais reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento.